Os Natais mais badalados do Brasil

De Natal a Gramado, conheça a programação das festas natalinas mais famosas do País

Fernanda Castello Branco, especial para o iG |

O ano voou e o Papai Noel volta a ser a personagem mais popular do mundo. Apesar de ter o mesmo significado em vários lugares, a comemoração natalina ganha um toque especial em algumas cidades. Além da decoração habitual das ruas, elas oferecem uma extensa programação natalina, com paradas cinematográficas, show de luzes e cores, corais, chegada tradicional de Papai Noel e até micaretas. Listamos as cidades brasileiras mais badaladas para quem adora o Natal e quer comemorar o fim de ano em grande estilo.

 

GRAMADO (RS)

De 4 de novembro de 2010 a 16 de janeiro de 2011.

Cleiton Thiele/Serra Press
Gramado tem um Natal famoso e muito procurado pelos turistas, com apresentações de megaespetáculos
A cidade se transforma no maior parque temático do Brasil, onde tudo são enfeites natalinos e o Papai Noel é a maior estrela. O Natal Luz de Gramado 2010 terá uma edição histórica, já que o evento está celebrando 25 anos de existência. Serão 74 dias de programação, 20 espetáculos e mais de 550 apresentações para um público estimado em mais de um milhão de visitantes.

Uma música especial foi composta por Rodrigo Cadorin para celebrar a data. Ela será apresentada em diferentes versões, inclusive nos três maiores espetáculos da programação: Grande Desfile de Natal, Fantástica Fábrica de Natal e Nativitaten. Os espetáculos pagos já estão com ingressos disponíveis no site do Natal Luz de Gramado.

Atrações diurnas também fazem parte da programação, mas é às 21h que a festa fica completa. Em todos os 74 dias de Natal Luz acontece um dos momentos mais aguardados pelos turistas e moradores: o show de Acendimento das Luzes. O espetáculo envolve 25 mil lâmpadas, ao redor do pinheiro de oito metros de altura, instalado na esquina das avenidas Borges de Medeiros e das Hortênsias. Durante cinco minutos, as luzes se acendem gradualmente, até transformarem por completo a cidade.

Uma novidade nessa festa de 25 anos da programação natalina são os Vitrais de Natal. Esse show usará recursos de alta tecnologia e música, e será apresentado pela primeira vez no Rio Grande do Sul. Uma projeção mapeada cria ilusões visuais por meio da projeção de filmes sobre superfícies variadas. O resultado são efeitos extraordinários, criando ilusões óticas. A apresentação será diária, às 22h45, na Rua Borges de Medeiros.



CANELA (RS)

De 14 de novembro a 9 de janeiro de 2011.

Separada de Gramado por apenas sete quilômetros, Canela pode ser mais uma opção de passeio natalino para quem for passar o Natal na Serra Gaúcha. Desde 1988, o Sonho de Natal é um evento badalado na cidade. Microlâmpadas se misturam a anjos, trenós, gnomos, fadas e Papai Noéis de pano.

A 23ª edição do evento, que espera receber cerca de um milhão de pessoas durante toda a programação, começará com o show do cantor Fábio Júnior, dia 14 de novembro. Também fazem parte da programação os shows de Oswaldo Montenegro, dia 4 de dezembro, e da dupla Milionário e José Rico, dia 28 de dezembro, mesmo dia em que a cidade faz aniversário. Os três shows são pagos e os ingressos já estão sendo vendidos. No dia 13 de dezembro haverá, ainda, um Recital Natalino.

Mas o pop star natalino mais esperado é o Papai Noel. Ele chega dia 4 de dezembro, juntamente com gnomos, descendo a Torre da Catedral de Pedra de Canela, enquanto fogos de artifício riscam o céu. Após a entrada triunfal, o bom velhinho fixa residência no Bosque Encantado da Praça, até o dia 24 de dezembro.


CURITIBA (PR)

De 25 de novembro até o final de dezembro

Divulgação
A capital paranaense é famosa pelas apresentações natalinas do Coral Infantil do HSBC
O Natal em Curitiba também começa em novembro. A capital paranaense é famosa pelas apresentações natalinas do Coral Infantil do HSBC, o evento mais tradicional da programação que se estende até o final de dezembro. O coral se apresenta na sede do calçadão da Rua XV de Novembro, um dos principais cartões postais da cidade. Além das músicas de Natal, o público se encanta com o show de luzes, cores e mensagens de paz e harmonia, projetadas no prédio histórico. Em 2010, as apresentações do Coral Infantil acontecem nos dias 25, 26, 27 e 28 de novembro e 3, 4, 5, 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de dezembro, sempre às 20h30.

Outro destaque da programação curitibana será uma árvore natalina de oito metros de altura, montada em uma estrutura cenográfica de 120 metros quadrados, em frente ao Radisson Hotel Curitiba (em frente à Praça do Japão, no bairro do Batel, o mais cosmopolita da cidade). Nos dias 3, 10, 17 e 22 de dezembro, a decoração pode ser apreciada juntamente com apresentações culturais.

O Natal Encantado, abertura oficial do calendário natalino de Curitiba, será realizado no começo de dezembro, no Castelo do Batel, uma réplica dos castelos do Vale do Loire, na França, construído em 1924. A programação natalina conta ainda com feiras gastronômicas e decoração de ruas. A programação oficial está disponível no site oficial do evento Natal Curitiba.

 

BLUMENAU (SC)

De 15 de novembro a 23 de dezembro.

Com forte influência da cultura alemã, Blumenau começou a investir no Natal como atração turística em 2008. Em 2010, a programação traz novidades: o nome do evento, que era Natal Alles Blau, ganhou um toque de “brasilidade” e foi rebatizado de Magia do Natal. Apesar da mudança do nome, as tradições europeias marcam forte presença na programação.

A programação extensa conta com muitos destaques, como apresentações no Parque Ramiro Ruediger; apresentações teatrais em diversos bairros da cidade; show do Papai Noel, de 20 de novembro a 23 de dezembro, às 20h30, na Praça Victor Konder; e concertos natalinos e de música popular, na Igreja Salvador e no Teatro Carlos Gomes.

Os tão esperados desfiles acontecerão dias 8, 12 e 15 de dezembro, no Parque Vila Germânica, sempre às 20h30. O tema dos desfiles em 2010 será “Natal das Crianças”. No mesmo local, de 9 a 23 de dezembro, das 16 às 21h, o público pode conferir a exposição dos carros alegóricos e fantasias dos desfiles de Natal.

Além disso, Blumenau exibe decoração natalina em mais de 80 pontos da região central e dos bairros. Trevos, praças e jardins, árvores, terminais urbanos de ônibus, pontes, além de prédios públicos e privados, ganharão decoração especial.

 

NATAL (RN)

De 24 de novembro a 17 de janeiro.

Frankie Marcone
Capital potiguar realiza uma série de eventos natalinos no mês de dezembro
Uma cidade que tem o mesmo nome da festa mais importante de dezembro não pode ficar fora dessa seleção. Um conjunto de eventos ocupa o calendário natalino na capital do Rio Grande do Norte, com apresentações folclóricas, festas, shows, eventos culturais e shows pirotécnicos.

O evento Cantos de Natal reúne atrações culturais (show musicais, corais, grupos folclóricos, feira de artesanato, praça de alimentação, entre outros), na famosa Árvore de Natal de Mirassol, montada todos os anos na cidade, e no Espaço Cultural Francisco das Chagas Bezerra de Araújo, no Conjunto Panatis. A programação começa dia 24 de novembro, dia em que a maior árvore de natal do país será acesa, e se estenderá até 17 de janeiro.

Em 2010, o tradicional espetáculo Auto de Natal será combinado aos eventos do entorno da Árvore de Mirassol. Ali será montada uma grande estrutura de palco e arquibancadas para a apresentação de um dos maiores espetáculos teatrais da cidade. 
 

 

CAMPOS DO JORDÃO (SP)

Datas ainda não divulgadas

Muito badalada no inverno, quando milhares de turistas sobem a serra da Mantiqueira para curtir o frio intenso de Campos do Jordão, a estância climática paulista, a 181 quilômetros da capital, também está entre as cidades que se destacam no Natal. Os pontos turísticos, a começar pelo portal de entrada, ficam todos decorados e a programação conta com diversas atividades.

No Natal em Campos de Jordão, sextas, sábados e domingos costumam ser reservados para as apresentações de corais natalinos e bandas. Como a cidade também é famosa como polo gastronômico, bares e restaurantes também apostam em ceias natalinas caprichadas.
Shows gratuitos costumam acontecer no Parque do Capivari. Em 2009, os destaques foram o Demônios da Garoa e a dupla sertaneja César Menotti e Fabiano. A Casa do Papai Noel, montada na Vila Capivari, é outro grande destaque do Natal em Campos do Jordão. Lá as crianças visitam os cômodos da casa do “bom velhinho” e podem tirar fotos com ele.

 


SÃO PAULO (SP)

Datas ainda não divulgadas.

O Natal na capital paulista, maior cidade do Brasil, tem tudo para ser comemorado de forma esfuziante. Em 2009, foram acesas cerca de 1,5 milhão de lâmpadas, decorando 220 árvores ao redor do Parque do Ibirapuera, em São Paulo. É lá que fica a fonte de luz, que, nessa época do ano, também toca músicas natalinas. Outro destaque já há alguns anos é a árvore de Natal do Ibirapuera. Com 75 metros de altura, ela é sempre inaugurada com muitos fogos de artifício e apresentações musicais.

A Avenida Paulista vira o point favorito dos paulistanos. Decorada no Natal, ela fica repleta de pessoas de todas as idades que desejam apreciar enfeites e performances. No Masp, costuma acontecer uma projeção diária de vídeos natalinos, no vão livre. A programação de 2010 ainda não foi divulgada, mas ela sempre é publicada no site da prefeitura. Shoppings, bazares, hotéis e outros pontos entram como dicas de passeios.
 

Leia tudo sobre: Natalfesta natalinaceiaNatal Luz

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG